sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

Plano de Ação

 Tendo em vista a necessidade de atender ao PDE Plano de Desenvolvimento da Escola que integram alguns Planos de ação foram realizadas durante o ano em curso algumas ações que contemplam a atividade solicitada . Fizemos levantamento dos componentes da APM Associação de Pais e Mestres, posteriormente foram preparados os materiais para reunião, pois seria uma oportunidade viável para integração e participação dos representes da APM na escola. Contratamos uma palestrante para atender a Ação número IV, que visa realizar encontro com os componentes da Associação de Pais e Mestres para esclarecer: Qual a função da Escola na sociedade. Qual a função da APM na escola. Nessa ação fizemos convites. Quando da efetivação do plano de ação V e VI, realizamos reunião e definimos trocar as atividades, com isso buscamos parceria com o CRAS Centro de Referência e Assistência Social que ofereceu diversos serviços sociais, tais como manicure e pedicure, cabeleireiro, palestras educativas, saúde bucal, assim como a presença de psicólogo, assistente social, conselho tutelar dentre outras atividades inerentes a melhoria da qualidade de vida dos paticipantes. Para realização dessa atividade, enviamos convites para os pais e representantes da APM e utilizamos o carro de som para mobilizar a comunidade de entorno. Posterior a essa ação apresentamos para a comunidade escolar o planejamento das atividades da APM, assim como realizamos um evento demonstrativo para a comunidade escolar baseado nas atividades desenvolvidas, como também elaboramos documento final das ações desenvolvidas. As atividades descritas acima foram significativas, uma vez que proporcionou maior integração entre a comunidade escolar e a Associação de Pais e Mestres.

segunda-feira, 27 de setembro de 2010

CARACTERIZAÇÃO DA ESCOLA

       A Escola Municipal Anísio Teixeira, registra como marco inicial o ano de 1981, como a data oficial do início de suas atividades, onde nesse contexto não possuía sede própria e as salas para efetivar seu funcionamento eram alugadas pela Prefeitura Municipal de Una, tendo como anexo a Escola Antonio Andrade que exerceu esse funcionamento, até o final do ano de 1996. A partir dessa data aconteceu o desmembramento, ou seja, o Anexo Antônio Andrade, foi dividido em duas partes. Uma parte constituiu-se como Escola Ministro Arlindo Porto e a outra extensão passou a ser conhecida como Escola Municipal Anísio Teixeira. Vale lembrar que esta Escola recebeu esse nome em homenagem ao educador baiano Anísio Teixeira.
      Essa Instituição foi uma escola de lutas e muitas vitórias, a exemplo do material escolar que era fornecido pelo comércio e o Banco do Brasil, mediante parcerias. Vale registrar que essa trajetória foi muito árdua, pois a estrutura não era compatível para o funcionamento da escola, devido ser muito precária, sem possuir boas condições físicas. Esses fatores foram grandes incentivadores para a construção do atual Prédio. Com isso, a comunidade buscou concretizar o sonho de obter sede própria.
      Depois de várias experiências e tentativas, o então prefeito decidiu construir uma escola adequada, com recursos próprios, onde existe até hoje e na inauguração adquiriu o nome do prefeito, Escola Municipal Dejair Birschner. Após a construção desta tão sonhada escola, os nossos alunos passaram a ter um espaço adequado atendendo as modalidades de ensino da Educação Infantil, Ensino Fundamental I e Educação de Jovens e Adultos. Assim, aos dez dias do mês de março de dois mil, às dezesseis horas foi inaugurada. Atualmente a razão social voltou a ser Escola Municipal Anísio Teixeira. Sem dúvida, a comunidade sente-se realizada e feliz por ter uma escola adequada que dará continuidade aos seus trabalhos.




DADOS CADASTRAIS DA UNIDADE ESCOLAR

Unidade escolar - Escola Municipal Anísio Teixeira
Endereço - Travessa Tancredo Neves, s/nº - Bairro Sucupira – Una-Ba
Telefones (73) 3236-1606
E-mail: escolamunicipalanisioteixeira@hotmail.com
Cadastro no MEC/Inep 29338751
Autorização de funcionamento 26/01/2000
Classificação IDEB - 3.1
Modalidades de ensino Educação Infantil, Ensino Fundamental I, Educação de Jovens e Adultos
Quantitativo de alunos - 542


ESTRUTURA ORGANIZACIONAL DA ESCOLA

      No inicio do ano de 2009, a professora Jacira Ferreira Nascimento, foi nomeada para assumir a função de diretora, juntamente com a professora Maria D’Ajuda Santos de Melo com a função de vice-diretora (matutino/vespertino). Para dar continuidade ao processo educacional dessa escola, contando com a participação e parceria de todos que compõem essa equipe, assim como exercem suas funções deixando transparecer o respeito e o compromisso.

QUADRO FUNCIONAL:

DIRETORA
Jacira Ferreira Nascimento


VICE-DIRETORA
Maria D’Ajuda Santos de Melo


COORDENADORA
Alba Cordélia Santos Pinto
Rosemare Barreto de Brito Carvalho


PROFESSORES
Andréa Afonso dos Santos
Andréia Maria Alves dos Santos
Azelândia Santos Costa
Cleide Cristina Pereira Santos
Daniela Cândido dos Santos
Donizete Rodrigues Oliveira
Eide Almeida Vaz
Geysa Santos Miguel
Gilson Ferreira da Silva
Marinalva Santos de Souza
Marineide Costa Medeiros
Marivalda Souza do Desterro
Rosemare Barreto de Brito Carvalho
Salma da Conceição Aquino
Valdimaria Perolina da Trindade
Gretchen Oliveira Santos


PORTEIROS
Antenor de Jesus Santos
Márcio Santos Conceição
Maurino Barbosa dos Santos
Devaldo Sales de Oliveira


AUXILIAR DE SERVIÇOS GERAIS
Fábia de Jesus Silva
Maria Cristina Jesus Ferreira
Maria Olga Celeste de Brito
Patrícia Pereira de Araújo
Valéria Afonso Santos da Costa Leite
Vanda Soares dos Santos


MERENDEIRA
Romilda Maria Conceição


AUXILIAR DE NUTRIÇÃO
Nilson Gonçalves da Silva
SECRETÁRIA
Cleide Maria da Silva Ramos


AUXILIAR ADMINISTRATIVO
Ellane Karlile Santos de Oliveira


ESTRUTURA FÍSICA E DE RECURSOS DA ESCOLA

      O prédio escolar possui nove salas de aulas, uma sala de leitura, um laboratório de informática, uma secretaria com depósito e banheiro, dois banheiros para funcionários, quatro banheiros para alunas, quatro banheiros para alunos, uma cozinha com depósito, uma área grande aberta, um almoxarifado, um depósito de móveis quebrados e uma diretoria com depósito e banheiro. A Instituição Escolar tem um espaço físico privilegiado, porém sentimos a necessidade de: espaço cultural coberto (auditório), refeitório e quadra poli esportiva, sala de coordenação, sala de professores para melhor desenvolver nossas atividades.


PERFIL DOS ESTUDANTES

      A Escola Municipal Anísio Teixeira está situada em no bairro de periferia. São famílias que sobrevivem com dificuldade. Algumas casas não possuem infra-estrutura necessária. A comunidade denota baixa qualidade de vida para atender as necessidades dos familiares. Dessa forma, há alunos com problemas comportamentais que praticam violência física e verbal com os colegas, sentem dificuldade na aprendizagem e alguns são bastante indisciplinados. Gostam de praticar esportes, embora não dispõem de alternativas. Há alguns que não conseguem promoção e ficam conservados na mesma série por alguns anos. A escola tem buscado minimizar a situação, principalmente quando criamos O Projeto Político Pedagógico que anseia através de algumas metas sanar esses entraves. Procuramos também, a busca de trazer os pais para fazer a parceria com a escola, para que possamos encontrar algumas alternativas.


PERFIL DA COMUNIDADE DE ENTORNO

      O nível sócio econômico da comunidade, em sua maioria, é oriundo de famílias carentes, que depositam na escola a esperança de melhores dias. São filhos de funcionários públicos, pequenos comerciantes, aposentados, empregadas domésticas, bóias frias e desempregados. A Escola é localizada no bairro periférico onde a maioria das suas habitações não apresenta infra-estrutura suficiente para a boa qualidade de vida. As carências são visíveis, contudo algumas famílias empenham esforços para que seus filhos adquiram os conhecimentos necessários para construção da cidadania. A comunidade desse bairro é eclética, ou seja, fazem parte da religião católica e outras famílias são evangélicas, alguns não têm religião definida. Por ser um bairro de periferia, a comunidade não possui opção de lazer e atividades culturais. Estamos preocupadas com o ensino e aprendizagem desses alunos, pois alguns demonstram dificuldades, uma vez que as famílias em sua grande maioria não fazem o devido acompanhamento nas tarefas e atividades lançadas pelo(s) professor(res). Com isso, reflete a dificuldade por parte de alguns alunos no processo de ensino aprendizagem.

Fotos da Fachada